Procedimento de estética e harmonização facial realizado com anestesia local e que se destina a remover o corpo adiposo de Bichat.
A Gordura de Bichat é importante para nós na fase neonato (recém-nascido) até os dois anos de idade, quando ela é responsável por aquecer e proteger parte dos nervos responsável pela mímica (ramo bucal do nervo facial), porém depois disso ela não tem mais importância fisiológica. É essa gordura que dá volume na região das bochechas.
Pessoas com o rosto redondo ou quadrangular, ao removerem essa gordura diminuem o volume no terço inferior da face, proporcionando assim mais beleza. Rostos triangulares, com o vértice para baixo, são rostos esteticamente mais bonitos.
Além disso, pessoas com muito volume nesta região tendem a morder internamente as bochechas com frequência, gerando constante desconforto e descamação epitelial excessiva na cavidade bucal. As células descamadas deste traumatismo constante acabam ficando na cavidade oral e servindo de alimento para bactérias, especialmente as proteolíticas, responsáveis pela geração de mau hálito e doença gengival. Em pacientes com histórico de “mordiscamento” de bochechas temos um aumento de placa ou saburra lingual, podemos ter formação de cáseos amigdalianos, aumento na quantidade de tártaro e predisposição doença gengival ou periodontal.
Com esta técnica conseguimos afinar o rosto na sua base e ressaltar as maçãs da face, o mento e a boca, deixando externamente o rosto mais harmônico e bonito. Internamente temos um ganho de espaço que favorece a higienização e que soluciona a maioria dos casos de trauma.
Com a higiene favorecida, sem descamação epitelial excessiva e com a boca mais “arejada” dificultamos a proliferação das bactérias anaeróbias proteolíticas.
Angelina Jolie, Madonna e Jennifer Lopes são exemplos de celebridades que já realizaram esse procedimento por motivos estéticos.
Como é realizada a bichectomia?
A bichectomia pode ser realizada com anestesia local. A incisão para se ter acesso às bolas de bichat é realizada por dentro da boca e tem o comprimento de 1 a 2 cm.
É necessário internação?
Não há necessidade de internação.
Existe cicatriz externa na bichectomia?
Não, o acesso é feito totalmente por dentro da boca. Desse modo, as cicatrizes são internas, na mucosa oral.
Qual o período de recuperação?
Em geral, os pacientes conseguem retornar às atividades laborativas em 2 a 3 dias.
É preciso se afastar das atividades físicas?
Após a cirurgia plástica de redução das bochechas (bichectomia) o paciente deve evitar atividades físicas por duas semanas.
Quais os cuidados pós-operatórios?
Após a bichectomia o paciente recebe alta no mesmo dia. Os medicamentos devem ser tomados apenas no caso de dor. Deve-se ter uma atenção especial para a higiene bucal para manter as incisões cirúrgicas limpas e garantir uma boa cicatrização.
Quais as possíveis complicações da cirurgia de redução das bochechas?
Como todo o procedimento cirúrgico, a bichectomia pode ter complicações, como infecção, deiscência cirúrgica (abertura de pontos) e ressecção assimétrica das bolas de bichat.